Tokyo Game Show começa mais competitiva do que nunca

0 comentários
A maior feira de videogames do mundo, a Tokyo Game Show, abusou de efeitos especiais com telas e luzes coloridas para apresentar as novidades mais esperadas pelos otakus dos games, em um mercado cada vez mais competitivo.
Os otakus --como os japoneses definem as pessoas fanáticas por um determinado assunto-- dos videogames puderam experimentar nesta quinta-feira (24) as novas versões de títulos bem-sucedidos no mercado, como Final Fantasy, Tekken --na sexta versão-- ou o Winning Eleven, durante a Tokyo Game Show.
Até domingo (27) são esperados na mostra, em um ambiente de agitação e festa, cerca de 180 mil adeptos de jogos digitais.
Entre os 750 títulos que serão apresentados nesta edição, uma das novidades que concentraram as maiores atenções é a da Sony para o PlayStation, que mostrou o Final Fantasy XIII ou Grand Turismo 5; além dos jogos da Konami, que exibiu o novo Winning Eleven (Pro Evolution Soccer), baseado nos movimentos e na técnica do jogador argentino Messi.
Uma ausência sentida novamente é da fabricante Nintendo, empresa que não participa da feira desde o final dos anos de 1990, apesar de ser uma das grandes referências no setor.
Segundo um porta-voz da Konami, o setor não sentiu uma contração da demanda e o interesse do público continua forte, uma demonstração de que o entretenimento doméstico segue forte em plena crise econômica.
Sem se afastar dos consoles dos games, a feira também destaca as versões portáteis, como o PSP Go, do PlayStation; e a possibilidade de descarregar jogos, música e filmes a partir da internet.
O novo equipamento estará no mercado na próxima semana na América do Norte e em novembro no Japão, com a intenção de concorrer com o Nintendo DS, dispositivo de jogos mais vendido no Japão.
Para competir com o popular Nintendo Wii e o Microsoft Xbox 360, a gigante japonês Sony coloca no mercado produtos a preços mais competitivos.
A Sony apresentou sua nova aposta no Japão, o PlayStation3 (PS3), mais veloz e econômico, já exibido no início do mês na Europa.
Torcida
Uma demonstração do tamanho do envolvimento do público com os games pode ser conferida nesta edição. No ar, havia um clima de competição em que o fãs chegavam a fazer torcida para as marcas favoritas.
Neste ano, as novidades estão centradas na internet e nos jogos on-line. O PlayStation demonstrou um game em 3D com o uso de óculos especiais.
Segundo lembrou um dos criadores da nova entrega do Metal Gear Solid, "o futuro está em fazer a experiência do jogo mais interativa, participativa e com maior liberdade de movimentos, tudo utilizando a internet e com jogos cooperativos".
Com a mesma opinião, o presidente da Sony Entertainment, Kazuo Hirai, afirmou que a partir de agora o entretenimento será cada vez mais on-line e que a indústria dos videogames se adaptou definitivamente desde que as redes transformaram o entretenimento digital.
Outra tendência presente já no início do Tokyo Game Show, foi o aumento de criadores chineses, exibindo jogos com maior qualidade gráfica e dispositivos similares ao Nintendo Wii.
No entanto, existem situações que não se alteram, como as reedições de clássicos como o Street Fighter da Capcom ou o FIFA 10 da EA Sports, que seguem despertando paixões.
Do mesmo modo, os adultos japoneses, fiéis aos videogames, preferem as histórias épicas de samurais, um gênero pouco conhecido no exterior, mas muito popular entre os japoneses.
As novas gerações de otakus japoneses gostam de aventuras gráficas baseadas em personagens mangá --as histórias em quadrinhos de origem japonesa--, como o jogo nesse estilo Full Metal Alchemist, ou similares, como End of Eternity e Bayonetta da Sega.

Engenharia da Computação

0 comentários
Engenheiro de computação: mais que programar, mais que projetar circuitos eletrônicos.

O engenheiro de computação, além de poder desenvolver sistemas de informação, pode atuar em eletro-eletrônica, com foco em sistemas digitais inteligentes. É o profissional ideal para empresas que precisem interconectar equipamentos e sistemas computacionais. E é um engenheiro de fato, pois não apenas utiliza sistemas de controle prontos, ele pode também projetar e implementar tais sistemas.
O curso de engenharia da computação da UniLins completou uma década de existência em 2008. É reconhecido pelo MEC e pelo CREA. Os alunos, além das aulas teóricas e atividades complementares, vivenciam a prática de sua futura profissão em estágios e visitas técnicas. Vários ex-alunos têm alcançado posição de destaque no mercado de trabalho e em programas de mestrado de renomadas universidades. Uma pequena amostra desse sucesso está aqui, na nossa página de ex-alunos. Cada vez mais, o empresariado está tomando conhecimento desse profissional e do grande valor que ele pode agregar à suas organizações.
No dia 19 de setembro, uma equipe de 9 alunos da UniLins, estará em Araçatuba para participar de mais uma edição da Maratona de Programação, evento de abrangência mundial. Dos 9 competidores, 8 são do curso de engenharia de computação por ser, na opinião do treinador da equipe, o curso oferecido pela UniLins mais focado em problemas computacionais complexos. Mais informações sobre essa competição podem ser encontradas aqui. Veja ao lado a foto da equipe da UniLins que participou em 2008.
Outra novidade deste semestre é a aquisição de placas e componentes para que os alunos do curso possam desenvolver, na disciplina "Tópicos Avançados em Computação 2", projetos com a plataforma Arduino. Trata-se de uma placa de controle baseada no microcontrolador Atmega, que se destaca por ser desenvolvida dentro da concepção open-source (código aberto). Alguns exemplos de aplicações podem ser encontradas no site oficial.

Hackers de NY instalam tocador de MP3 em granada desativada

0 comentários

O coletivo de hackers NYC Resistor resolveu instalar um tocador de MP3 em uma granada de mão de treinamento desativada.
O motivo alegado era simplesmente uma ideia perigosa "difícil de resistir", divulgou o site BoingBoing nesta terça-feira (22).

O grupo NYC Resistor encomendou e recebeu a granada pelo correio e os participantes relatam "muito medo e excitação" no processo, apesar de tentarem manter a cabeça fria.
O problema é que encomendar munições seria proibido, então sentiram um conflito interno. Depois de discussões, concluíram que, embora comprar granadas de treinamento desativadas não era de fato ilegal em Nova York, seria algo que não fariam nunca mais.
Assim, o grupo colocou um plug de áudio 1/8 (3,5 milímetros) como pino no buraco da granada, como um sonho de infância. "Pareceu bacana" e "muito bonito", disse Cory Doctorow, um dos responsáveis pelo experimento.
Foram utilizados dois tocadores de MP3 Sansa de 2 gigabytes. Dois deles porque, na primeira tentativa, o player estragou. Na segunda, com mais cuidado na soldagem, com pontos menores e mais preciso, o experimento acabou dando certo.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u627612.shtml

Nota: Está ai o que eu gostaria de fazer nas ferias. mas pensando bem prefiro passar as ferias jogando video game, passar um bom tempo no computador ou lendo alguns livros bons.

Falta de verbas condiciona projectos no Ministério da Ciência

0 comentários
Luanda - A indisponibilidade de verbas inscritas no Programa de Investimentos Públicos (PIP) 2009, do Ministério da Ciência e Tecnologia, está a condicionar a execução dos programas do sector constantes do Plano Nacional do Governo, aprovado no orçamento revisto.

A informação foi avançada hoje pela ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, durante uma visita de trabalho de um grupo de deputados da Sexta Comissão da Assembleia Nacional, encabeçado pelo coordenador da subcomissão da Ciência e Tecnologia, Pedro Domingos Peterson.

Segundo a governante, a falta de verbas do PIP fez com que nenhum dos programas do sector inseridos no Plano Nacional do Governo Central fosse implementado, nestes nove meses de execução financeira.

O Ministério da Ciência e Tecnologia previa receber inicialmente 289 milhões e 600 mil kwanzas para a cobertura de 21 projectos (não especificados), inseridos em quatro programas. A revisão orçamental levou a uma redução de até 68 milhões, para três projectos, que aguardam por cabimentação.

A Sexta Comissão da Assembleia Nacional responde pelos sectores da Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Assuntos Religiosos, Juventude, Desportos e Comunicação Social.

No âmbito das suas atribuições, desenvolve visitas de constatação para avaliar o desempenho desses sectores, relativamente ao programa geral do Governo.

De acordo com Cândida Teixeira, face às dificuldades orçamentais, o ministério tem estado a cingir a sua acção em deslocações ao interior do país, com vista a disseminar informações sobre a importância do órgão na vida nacional, além de constatar as capacidades técnico-industriais de algumas regiões.

Estabeleceu ainda acordos de cooperação com alguns países, sendo o Vietname, África do Sul e Portugal, além de negociações com Cuba, Argentina, França, Alemanha e Moçambique com vista a assinatura de novos protocolos.

O reforço e estreitamento das relações instituições com as diversas estruturas públicas e privadas constituiu, também, prioridade, neste primeiro ano de exercício governativo.

Segundo a responsável, espera-se nos próximos tempos proceder ao levantamento da "massa cientifica" nacional, a fim de definir-se "quantos são e onde estão".

Trabalha, igualmente, no mecanismo de Coordenação da Política de Investigação Científica, que teve como uma das experiências a Feira do Inovador realizada recentemente em Luanda.

Domingos Peterson considerou satisfatório o desempenho do Ministério da Ciência e Tecnologia, apesar do corte orçamental que coloca certos constrangimentos ao seu normal funcionamento.

Apontou os contactos com as diversas universidades, unidades fabris e áreas laboratoriais de várias instituições como sendo exemplos do cumprimento do objecto social do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Depois dos debate frente-a-frente, os deputados percorreram as instalações, acompanhados da titular da pasta.

FONTE: www.angolapress-angop.ao

Nota: Esse ministério deve ser levado a serio, porque temos capacidade de desenvolver tecnologias ou aperfeiçoar, e os projectos devem merecer os devidos acompanhamento e investimentos.
Não quero criticar aqui a acção do governo que reduziu a verba do Ministério da Ciência e Tecnologia, mas quero aqui levantar a minha voz para pedir ajuda sobre essa sector indispensável para o país que queremos desenvolver, Angola

MSN PARA Xbox 360

0 comentários

Enquanto todos ficam discutindo os motivos do sucesso do Wii e das vendas fracas do PS3, o console da Microsoft corre por fora e prepara um update do seu software. Com mais tempo de estrada que os concorrentes o Xbox possui uma base sólida de usuários demandando novidades.
A nova característica do XBox é o suporte ao mensageiro instantâneo Windows Live Messenger ou MSN para os mais chegados. Estará disponível a partir de 7 de Maio e permitirá chats durante os jogos. Um controle-teclado (foto) deve chegar às lojas nesta data.
Outra novidade é a inclusão de suporte aos padrões de vídeo Xvid e h.264. Com isso o Xbox 360 fica cada vez mais completo dentro do conceito de ser a central de diversão da família.

Hackers Atacando Speedy [Telefônica]

0 comentários

Ataques de hackers causam problemas no Speedy, diz Telefônica

Internautas (inclusive “eu”) reclamam de dificuldades de conexão desde segunda-feira (6). Não há prazo para normalização do acesso ao serviço de banda larga.

A Telefônica divulgou nota nesta quinta-feira (9) para explicar as dificuldades de acesso enfrentadas pelos clientes do Speedy nesta semana. “A Telefônica informa que, nos últimos dias, parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da internet aos seus clientes”, informou a empresa. Leia nota na integra.

LINK DA NOTÍCIA
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1079950-6174,00.html